quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Terras do Priolo” recebem galardão da EUROPARC


O Conselho Diretivo da Federação EUROPARC concedeu o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável à candidatura das “Terras do Priolo”, que será entregue na Conferência da EUROPARC 2012 que decorrerá de 22 a 25 de outubro. Este galardão responde ao esforço desenvolvido no último ano por todos os participantes neste processo e marca o inicio da aplicação do plano de ação definido para o mesmo.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) atribuída atualmente a 107 parques naturais em 13 países europeus é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.. As Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, são assim excelentes candidatas a esta carta. Este é o primeiro galardão da EUROPARC em território insular português e é também um dos grandes marcos do projeto Life Laurissilva Sustentável

Este é assim um galardão que certifica que o território irá desenvolver um plano de ação para o  desenvolvimento do turismo de natureza em áreas protegidas contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Este galardão implica a aplicação duma metodologia participativa que permite a coordenação no território das diferentes instituições e agentes económicos relacionados com o turismo e a conservação da natureza em prol duma estratégia comum de desenvolvimento de um turismo sustentável.

Assim, teve lugar ontem, 17 de setembro de 2012, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas um evento onde o Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, anunciou publicamente que a EUROPARC atribuiu o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável às "Terras do Priolo", concelhos de Nordeste e Povoação.

Neste evento estiveram presentes várias das entidades parceiras e dos empresários do setor turístico que têm vindo a participar no processo. O Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, salientou a importância que este galardão assume não só para o Parque de Ilha de São Miguel, mas também para os dois concelhos envolvidos.

Também, o Diretor Executivo da SPEA, Luís Costa, realçou o facto de este galardão não ser o fim de todo o processo CETS, mas sim o início deste mesmo processo, já que é um compromisso assumido por todos para um turismo mais sustentável nas “Terras do Priolo” e que só será um sucesso com a implementação nos próximos anos das 55 ações que constituem esse compromisso.

Para além dos Diretor Regional do Ambiente e do Diretor Executivo da SPEA, Ricardo Peixoto, empresário ligado ao turismo rural nas Terras do Priolo deu o seu contributo neste evento, realçando o impacto positivo e diferenciador que este galardão poderá trazer, mas também todo o trabalho e esforço conjunto que ainda terá de ser desenvolvido para promover de forma eficaz os concelhos do Nordeste e Povoação e aproveitar o seu imenso potencial.

Este evento terminou com um convívio entre todos os presentes, permitindo troca de ideias e a satisfação geral por esta primeira vitória: a Carta Europeia de Turismo Sustentável nas “Terras do Priolo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário