sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Candidatura das Terras do Priolo entregue a EUROPARC


Hoje foi enviada a candidatura á Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) para as Terras do Priolo. Esta entrega, marca o fim do processo de aplicação da metodologia e o início do processo de acreditação como território CETS, assim como o passo para a acção.

A partir deste momento, irá iniciar-se o processo de avaliação da candidatura por parte de EUROPARC que incluirá uma visita do auditor designado ao território nos meses de Março ou Abril. A decisão de EUROPARC será tomada na reunião anual que acontece geralmente no mês de Junho.

Mas o trabalho apenas começa agora, e será a partir deste momento que a aplicação das acções identificadas no Plano de Acção terá inicio. O cumprimento dos objectivos contidos na estratégia será impossível sem contar com a colaboração de todas entidades, empresas e particulares até agora envolvidos no processo e com os quais esperamos continuar a contar para o desenvolvimento de acções e participação nos fóruns que continuaram a realizar-se anualmente.

Documentos finais da candidatura:
Se está interessado em saber mais do processo e em participar e ainda não recebe informação sobre o mesmo, pode contactar com azucena.martin@spea.pt

3 comentários:

  1. Somos os meninos da sala "Os Golfinhos" do Jardim de infância da EB1/JI Dr. José Pereira Botelho , Lagoa e queremos saber o que come o priolo e porquê que os homens estavam a matá-los.
    Não sabiamos o que era o priolo e as nossas educadoras explicaram que era um passáro que só existe na nossa ilha.
    Estamos muito curiosos para saber mais coisas. Responde-nos por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninos,

      O Priolo alimenta-se de diversas plantas, muitas das quais fazem parte da floresta Laurissilva, que é a floresta que já existia nos Açores antes dos primeiros povoadores chegarem. Alguns exemplos de plantas de que o Priolo se alimenta são a Uva-da-Serra, com bagas que até são boas para nós comermos, a Ginja-do-Mato e o Azevinho, das quais come os botões florais, e alguns fetos como o Feto-do-cabelinho e o Feto-Real, dos quais come os esporos.

      Mas o Priolo também se alimentou da flor da laranjeira, numa altura em que a floresta laurissilva estava a desaparecer e as laranjeiras, plantadas nos pomares das freguesias pareciam uma boa alternativa à falta de alimento. Foi por este motivo que as pessoas não gostaram deles, uma vez que afectavam a sua economia, reduzindo a produção de laranjeira e chegaram a mata-los e dar prémios por cabeça de Priolo.

      Se vocês querem saber mais coisas sobre o Priolo, receber actividades (como por exemplo conhecer as Aventuras do Jaime, um Priolo pequenino a descoberta da Laurissilva) ou até fazerem uma visita podem ter mais informação no Centro Ambiental do Priolo: http://centropriolo.spea.pt

      Beijinhos e abraços a todos,

      Eliminar
  2. Gostamos da informação e queremos saber mais coisas, por isso vamos enviar o email da escola para recebermos materiais e desenvolver este pequeno projeto.
    Beijinhos dos golfinhos

    ResponderEliminar